Imagem: Reprodução Getty Images (Matéria: Cabelo Crespo Não é Feio! Entenda o Porquê e a Origem do Mito)
Por todas as vezes que alguma pessoa se referiu ao cabelo crespo com adjetivos como ruim ou duro, criou- se um mito de que o ele é feio e que sua qualidade natural é resultado do desleixo.
Nesse sentido, vale sempre questionar: “por que cabelo crespo é feio, então?”. Já que esse adjetivo é claramente uma opinião pessoal e não uma condição absoluta. Por esse motivo, é importante entender que esse julgamento também vem de uma estrutura cultural que necessita de informação. – E é por isso
que escrevemos esses artigos. – Então vamos lá!
Imagem: Reprodução Portal Geledés / Universa Uol (Matéria: Cabelo Crespo Não é Feio! Entenda o Porquê e a Origem do Mito)
Entenda – De Uma Vez Por Todas – Cabelo Crespo Não é Feio
Quando uma pessoa perguntar “por que cabelo crespo é feio?”, agora você saberá responder que na verdade, como já falamos em outros artigos, ele pode ser mais seco devido ao seu formato em zigue-zague que dificulta o caminho da oleosidade natural do couro até as pontas, assim, os fios tendem a ser bem mais ressecados. Mas isso só significa que ele é seco, mais sensível e precisa de cuidados delicados, pois ele é singular e muito especial. Pronto!
Acontece que por tanto tempo replicando esse mito de que o cabelo crespo é feio, hoje em dia ainda existem comparações deturpadas sobre o assunto, como por exemplo, o resultado da pesquisa no site de busca mais famoso do mundo, relacionando o cabelo crespo ao cabelo feio. Entenda: uma coisa não pode ser pertinente a outra. E fim.
Imagem: Reprodução Blogueiras Negras / Cacheia / Pinterest (Matéria: Cabelo Crespo Não é Feio! Entenda o Porquê e a Origem do Mito)
Outros Mitos Como o Que o Cabelo Crespo é Feio Também Precisam Ser Quebrados
Assim como as pessoas perguntam “por que o cabelo crespo é feio”, existem outras questões que
envolvem crescimento, lavagem e penteados, que até quem tem os fios crespos acredita. – É isso mesmo. –
Acontece que por conta dos padrões de beleza que surgiram do racismo estrutural, elas passaram a ter
essas informações como verdade. Então vamos quebrar esses mitos agora!
Imagem: Arquivo Fernando NewDread (Matéria: Cabelo Crespo Não é Feio! Entenda o Porquê e a Origem do Mito)
1. Cabelo crespo cresce (e muito): os fios crespos possuem cachos bem fechados e, por isso, encolhe e não mostra seu comprimento total como quando se estica – faça isso para ver até onde vai. – Só que o comprimento real do cabelo crespo é o dele enrolado, pois assim é o tamanho autêntico – e bonito.
2. Cabelo crespo não é difícil de lavar e não pode ser lavado todos os dias: o ideal é que se lave duas vezes por semana e com produtos específicos para os fios crespos. É necessário ter bons hidratantes, portanto vale a pena consultar um especialista para saber qual tipo de produto é adequado para cada fio. Como já falamos em outros artigos, existem três categorias de cabelos crespos: tipo 4A, 4B e 4C.
3. Cabelo crespo é fácil de pentear sim: apenas é importante ter cuidado nessa hora e nunca tentar desembaraçar os cabelos secos. A dica é desembaraçar no chuveiro depois de passar o condicionador e não mexer mais. Regra simples: em caso de eventualidade será necessário molhar e utilizar um creme para pentear. Só isso.
Depois de saber tudo isso, lembre-se de que “bonito mesmo é ser de verdade” e quando qualquer pessoa questionar sobre o cabelo crespo ser feio, responda que “feio é o preconceito”. Ou não fale nada, apenas se ame.