Imagem: Arquivo Fernando NewDread (Matéria: Como cortar Cabelo Crespo – Dicas para cuidar do seu visual)
A vitamina T é necessária para a saúde de qualquer cabelo. Você sabe do que estamos falando, né? Sim, da TESOURA!
Cortar os cabelos com uma certa frequência é uma forma de cuidado imprescindível para o bem-estar dos fios. Mas existem muitas dúvidas de como cortar cabelo crespo. “Tem que ser seco ou molhado?”; “Quais são os tipos de cabelos crespos e como cortar cada um?”; “O cabelo vai crescer de novo?” Bom, são essas e outras dúvidas que iremos esclarecer neste artigo. Então, se liga!
Imagem: Arquivo Fernando NewDread (Matéria: Como cortar Cabelo Crespo – Dicas para cuidar do seu visual)
Quais os Tipos de Cabelos Crespos e Como Identificar?
Conhecer o tipo de cabelo que você tem é fundamental para saber como cuidar e deixar as madeixas crespas bonitas, saudáveis, fortes e hidratadas.
O cabelo crespo se enquadra na categoria dos fios tipo 4, que é subdividida em outras três categorias: 4A, 4B e 4C. Existem alguns especialistas que já identificam o tipo 5, então vamos falar um pouco deste também. – Preste atenção nas diferenças para analisar seus fios, mas a melhor sugestão é que você procure um especialista.
Cabelo crespo tipo 4A: possui cachos bem pequenos e mais definidos que os outros tipos de cabelo crespo. O diâmetro de um tipo 4A é frequentemente comparado com a agulha de crochê e quando se estica tem o formato da letra “S”. Eles são mais secos nas pontas e, por isso, são mais sensíveis. Ganham volume com muita facilidade, pois suas cutículas são finas e isso também faz com que esteja suscetível a danos provocados por calor e umidade.
Cabelo crespo tipo 4B: não forma cachos facilmente como o tipo 4A e o formato fica ainda mais imperceptível quando está seco. Ao esticar, sua forma lembra a letra “Z”. Os fios são mais finos, tendem a quebrar com facilidade e, por esse motivo, precisam de mais cuidados ao lavar e desembaraçar. O fator encolhimento é ainda mais notório nesse tipo de fio que, depois de seco, fica ainda menor. Deste modo, antes de cortar é preciso ter essa consciência.
Cabelo crespo tipo 4C: esse tipo é impossível de perceber a definição dos cachos. A identificação pode ser feita observando o crescimento dos fios que é comum ser para cima, eles também são mais juntinhos e volumosos. As cutículas são ainda mais finas e potencialmente quebradiças, por isso, os fios estão mais expostos à danos que os outros. Portanto, o cuidado é regra valiosa para mantê-los saudáveis e bonitos.
Cabelo crespo tipo 5 – ou crespíssimo: este é um tipo de cabelo raro, principalmente, no Brasil. Ele é identificado pela dificuldade de definir o formato mesmo utilizando produtos. Deste modo, possui textura e volume diferente dos outros tipos.
Imagem: Arquivo Fernando NewDread (Matéria: Como cortar Cabelo Crespo – Dicas para cuidar do seu visual)
Agora que já sabemos quais os tipos de cabelos, como cortar o cabelo crespo?
Ter Estima Pelo Cabelo Crespo é Fundamental Antes de Qualquer Corte!
Todo mundo já está careca de saber que o cabelo afro representa muito mais do que a aparência, ele é a identidade e símbolo da resistência de um povo e, além disso, está diretamente relacionado à autoestima das pessoas.
O trocadilho no início do parágrafo foi intencional, pois independentemente de a pessoa ter muito, pouco ou nada de cabelo, uma coisa é certa: o visual é muito importante e, por isso, precisamos falar mais sobre isso.
Molhado ou Seco: Como Cortar o Cabelo Crespo?
Uma dúvida muito comum é sobre se o corte deve ser feito com os fios molhados ou secos. Sugerimos apenas que tenha em mente o fator encolhimento do cabelo crespo. Molhado os fios esticam mais e ao secar pode diminuir de tamanho aparentemente. Já com os fios secos será possível visualizar o corte e o tamanho que o cabelo vai ficar.
Outra questão sempre levantada é sobre o crescimento. Já falamos em outro artigo que o cabelo crespo cresce como qualquer outro tipo de cabelo e cortá-lo com frequência ajuda a fortalece-lo ainda mais para um desenvolvimento saudável.
Portanto, não existe uma regra sobre como cortar o cabelo crespo. Dica: tenha um profissional de confiança que seja especialista em cabelos crespos e vá em frente! Recomendamos Fernando NewDread.
Corte Curto
Pixie: bem curtinho, mas com um toque moderno no topo da cabeça
Black Bolinha: mini black power; arredondado simétrico
Twist: use uma esponja nudread para moldar um twist perfeitinho
Flat Top: conhecido pelo cabelo do Will de O Maluco do Pedaço
Curly Bob: corte bem acima dos ombros e abaixo das orelhas
Imagem: Arquivo Fernando NewDread (Matéria: Como cortar Cabelo Crespo – Dicas para cuidar do seu visual)
Corte Médio e Longo
Black Power: clássico do corte afro, que pode ser moldado por um pente garfo
Long Bob: corte assimétrico com as pontas dianteiras mais longas do que o restante
Reto: possui a base simétrica
Camadas: o cabelo ganha volume com este corte; geralmente usado para dar mais movimento
Side Cute: cabelo médio ou longo repicado, com a lateral totalmente raspada
Falamos muito e mais um pouco. Espero que você tenha se inspirado para um novo corte. Que tal?
Imagem: Arquivo Fernando NewDread (Matéria: Como cortar Cabelo Crespo – Dicas para cuidar do seu visual)
muito bom este post, super interessante, valorizando e ensinando a cuidar, de nossas madeixas crespas.